"O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é bom, todo o teu corpo se encherá de luz. Mas se ele é mau, todo o teu corpo se encherá de escuridão. Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a escuridão em ti." (Mestre Jesus Cristo).

domingo, 13 de março de 2011

Guardião Mestre Caveira


Na Visão Geral - Por Enne de Oxum

Exu Caveira é uma entidade nomeada por Oxalá, quando da criação da vida humana na Terra, para cuidar do desencarne. É uma entidade criada, como todos os espíritos, porém sua consciência é anterior à criação da Terra derivada das Águas Ancestrais, do Verbo Divino; é Ele uma espécie de 'carrasco chefe' no plano terreno e policial no plano astral do campo da escuridão, da esquerda; responsável por ceifar a vida terrena, do indivíduo, no momento certo, entre outras tarefas, para as quais é imprescindível ajuda de toda sua falange que dizem ser formada pelos Exus: Tatá Caveira, Pemba, Brasa, Carangola, Pagão, Arranca Toco, Exu do Lodo & Pomba Gira Rainha do Cemitério. Devido ao respeito mostrado por outros Exus ao Seu Caveira, durante a Gira, chamando-o de ‘chefe’ tenho opinião de que a falange é bem maior somando o total de 49 Exus, isso não deve ter muita importância no entendimento sobre o tema pois uma decodificação, creio, é sempre prematura tendo em vista que o desenvolvimento espiritual e a Lei do Carma, são eternos, e isso também vale na esfera dos Exus… no campo da fé só é preciso acreditar.

Exu Caveira, dizem alguns, é um desdobramento do próprio Sr. Omolu que assume a forma de Exu Caveira para trabalhar mais ativamente nas Giras de Quimbanda. É, digamos assim, o braço direito deste Orixá. Também existe quem fale que os Senhores João Caveira, Tata Caveira, Exu Caveira e Exu Caveirinha são a mesma entidade desdobrando-se ou mesmo apresentando-se cada vez com um destes 4 nomes, coisa que acho difícil pois o trabalho nas Giras de Quimbanda tem mostrado por diversas vezes os 4 incorporados em um mesmo trabalho, com personalidades parecidas porém características próprias, individuais de cada um, tenho certeza que os 4 existem de fato como entidades distintas; porém talvez tenham mesmo se originado num desdobramento ocorrido num passado distante, anterior a própria criação, não tenho dúvidas de que Seu Caveirinha e Seu João Caveira pertencem a mesma falange, teoria esta que desmente as decodificações anteriores baseadas nas falanges de divindades pagãs e descrições do Grimorium Verum isso apesar de em muitas vezes o sincretismo indicar e descrever também, de fato, características próprias destes espíritos.

  
A Minha Visão 
Seu Caveira é um Exu de ordem direta de Omolu, muitos dizem que são a mesma entidade, eu acredito que não.

Já tive a honra várias vezes de incorporar Seu Omolu, uma dessas vezes ele veio para socorrer meu filho. E posso garantir que não é a mesma energia, nem um desdobramento. Pois seu Caveira é meu guardião de trabalho.

Todos os dias são dia Caveira na minha casa, afinal não existe um dia especifico para termos algo a resolver, a primeira vez que o mestre Caveira se apresentou para mim ele, estava de príncipe e eu era muito nova (lembro muito bem deste dia, era quase 18h e eu estava sentada na beira e um poço que tinha na minha casa quando era criança, tinha quase 13 anos).

Ao passar dos anos, quando já estava familiarizada com sua energia e vibração e já era uma mulher de 18 anos, pedi a ele que viesse até a mim com sua vestimenta que percorre os submundos, primeira ouvi sua voz e ele disse: - Não se assuste! E chegou com uma túnica que se parece uma capa, parece uma mortalha de ceifador, bem como está na imagem ali em cima.

Ama conversar, tem um humor negro, seco, mas eu o acho encantador e engraçado. Quanto mais risonho está ao desfazer alguma magia, mais tenho dó de quem fez ou mandou fazer a demanda, Seu Caveira assim como todos os guardiões é implacável ao aplicar a "Lei do Retorno" quando alguém mexe com um de seus filhos. Eu por exemplo me sinto tranquila em relação a isso e também não me sinto acima de ninguém por ter este grande guardião na minha linhagem. Procuro não falhar com as pessoas, não desperdiço meu tempo fazendo o mal a ninguém (justamente por causa da Lei do Retorno, pois ninguém está livre dela), mas, porém, portanto e toda via; me defendo sim de demandas.

Em uma de suas encarnações, seu Caveira foi um grande líder de um povoado próspero, mas teve um uno em que a de colheita não seria igual, foi um ano bem ruim para a agricultura em todos os sentidos, mas que outro povoado sofresse com a péssima colheita, a tribo dele não sofria com isso. As coisas ficaram tão difíceis que seu Caveira foi orientado pelo líder religioso a oferecer seu filho como presente aos deuses e muito crente de sua fé, assim o fez. 

Para sua maior dor como pai, a colheita daquele ano foi a pior de todos os tempos e até de todos os povos. Então aquele líder alegre, destemido e segura de si, se fechou em uma dor e um sofrimento tremenda (que acredito que só quem perde um filho sabe como é). Com isso, tudo que era prospero, alegre e vivo na sua vida foi se perdendo, seu corpo físico que era forte e robusto foi se transformando, não comia, não bebia, não falava e com o tempo viu tudo se acabar. 

No astral, passou por muita coisa, mas nunca reclamou do seu sofrimento; aceitava tudo com gratidão pois acreditava que era merecedor de tudo que passou em vida e após dela. Até chegar a redenção e receber nome de Mestre Caveira, realizou (e realiza até hoje) bastantes trabalhos nos 7 infernos, mas nunca esqueceu do seu filho. Hoje sei que ele resgatou e recebeu o perdão do filho e que seu filho trabalha no astral e atende pelo nome de "Mestre do Ouro" para outros Exu do ouro.

Explicado o porquê do seu Exu do Ouro receber este nome no astral; por ter perdido a vida em vão pelas mãos do seu pai, ele assumiu este papel no astral: de dar fartura, riqueza e prosperidade; para que não mais nenhuma pessoa perdesse a vida da forma que ele perdeu.  

E sobre o perdão ao pai, seu Caveira sempre teve do filho, mas precisava ouvir para sessar sua dor que na verdade era apenas emocional.

Esse é Seu Caveira, um dia risonho, outro dia sério, embora digam que ele é vingativo, prefiro dizer que é um pai zeloso, que ama e cuida de verdade de seus filhos, que não castiga, e sim repreende quando um filho faz algo errado. E se alguém fizer um mal a um filho de Seu Caveira, pode ter certeza que ele vai tomar providência, como todo pai, ele toma as dores do filho, isso é ser vingativo!

Não sei explicar com palavras como me sinto em relação a este mestre, mas posso tentar explicar através dessa imagem. 


Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.


Você e os Outros.

Amigo, atendamos ao apelo da fraternidade.

Abra a própria alma às manifestações generosas para com todos os seres, sem trancar-se na torre de falsas situações, à frente do mundo.

A pretexto de viver com dignidade, não caminhe indiferente ao passo dos outros.

Busque relacionar-se com as pessoas de todos os níveis sociais, erguendo amigos além das fronteiras do lar, da fé religiosa e da profissão.

Evite a circunspecção constante e a tristeza sistemática que geram a frieza e sufocam a simpatia.

Não menospreze a pessoa mal vestida nem a pessoa bem posta.

Não crie exceções na gentileza, para com o companheiro menos experiente ou menos educado, nem humilhe aquele que atenta contra a gramática.

Não deixe meses, sem visitar e falar aos irmãos menos favorecidos, como quem lhe ignora os sofrimentos.

Não condiciones as relações com os outros ao paletó e à gravata, às unhas esmaltadas ou aos sapatos brilhantes, que possam mostrar.

Não se escravize a títulos convencionais nem amplie as exigências da sua posição em sociedade.

Dê atenção a quem lha peça, sem criar empecilhos.

Trave conhecimento com os vizinhos, sem solenidade e sem propósito de superioridade.

Faça amizades desinteressadamente.

Aceite o favor espontâneo e preste serviço, também sem pensar em remuneração.

Ninguém pode fugir à convivência da Humanidade.

Saiba viver com todos, para que o orgulho não lhe solape o equilíbrio.

Quem se encastela na própria personalidade é assim como o poço de água parada, que envenena a si mesmo.

Seja comunicativo.

Sorria à criança.

Cumprimente o velhinho.

Converse com o doente.


Liberte o próprio coração, destruindo as barreiras de conhecimento e fé, título e tradição, vestimenta e classe social, existentes entre você e as criaturas e a felicidade, que você fizer para os outros, será luz da felicidade sempre maior, brilhando em seu caminho.


Francisco Cândido Xavier. Da obra: Apostilas da Vida.

Ditado pelo Espírito André Luiz.







Dez Maneiras de Amar a Nós Mesmos.

1 - Disciplinar os próprios impulsos.


2 - Trabalhar, cada dia, produzindo o melhor que pudermos.


3 - Atender aos bons conselhos que traçamos para os outros.


4 - Aceitar sem revolta a crítica e a reprovação.


5 - Esquecer as faltas alheias sem desculpar as nossas.


6 - Evitar as conversações inúteis.


7 - Receber o sofrimento o processo de nossa educação.


8 - Calar diante da ofensa, retribuindo o mal com o bem.


9 - Ajudar a todos, sem exigir qualquer pagamento de gratidão.

10 - Repetir as lições edificantes, tantas vezes quantas se fizerem necessárias, perseverando no aperfeiçoamento de nós mesmos sem desanimar e colocando-nos a serviço do Divino Mestre, hoje e sempre.

Francisco Cândido Xavier. Da obra: Paz e Renovação.
Ditado pelo Espírito André Luiz.


sexta-feira, 4 de março de 2011

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano

 
PUNHAL - (21/03 a 20/04)
Signo Zodiacal: Áries
Metal regente: Ferro
Perfume: Lavanda
Dia da Sorte: Terça-feira
Pedra: Jaspe Verde
Cor: Vermelho
SIMBOLOGIA - O Punhal é a imagem da luta e vontade de vencer. Representa honra vitória e êxitos. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, símbolo de superação e pioneirismo. A pessoa sob esta influência é uma pessoa irrequieta, firme e dona de si mesma. Ousada, tem uma personalidade forte e odeia ser subestimada. Quando isso ocorre, torna-se agressiva. Ama demais, é fiel e adora sexo. Não é econômica, mas sabe controlar o dinheiro. Se sai bem em esportes, artes marciais e cargos de chefia e liderança.
CIGANO PROTETOR - Wladimir do Oriente

COROA - (21/04 a 20/05)
Signo Zodiacal: Touro
Metal rege
nte: Cobre
Perfume: Rosa
Dia da Sorte: Sexta-feira
Pedras: Safira Azul e/ou Esmeralda
Cores: Verde claro e Rosa
SIMBOLOGIA - Relaciona-se ao ouro e a nobreza. É símbolo de amor puro, força, poder e elegância, o que torna a pessoa desse elemento valorizada e importante. A pessoa sob esta influência luta pelo que quer, pois a estabilidade financeira lhe é fundamental. Nasceu para administrar e querer ser dona de seu próprio trabalho. É fiel no amor, sensível e não suporta que brinquem com seus sentimentos. Gosta das artes e tem grande criatividade para trabalhar nesse setor.
CIGANO PROTETOR – Ramiro


CANDEIAS - (21/05 a 20/06)
Signo Zodiacal: Gêmeos
Metal regente: Níquel
Perfume: Floral
Dia da Sorte: Quarta-feira
Pedras: Topázio e/ou Magnetita
Cores: Amarelo e Ocre
SIMBOLOGIA - Representa as luzes e a verdade, portanto a sabedoria e a
clareza de idéias. As candeias eram usadas para iluminar os acampamentos. Também simbolizam a esperteza e a vivacidade. A pessoa sob esta influência é comunicativa e tem uma inteligência brilhante, fazendo muitos amigos. Adora estudar e pesquisar, principalmente, o que se relaciona a ela mesma. É romântica e nunca desiste de uma conquista, mesmo que não se envolva por completo. Quando quer algo, consegue.
CIGANO PROTETOR - Clarita.


RODA - (21/06 a 21/07)
Signo Zodiacal: Câncer
Metal regente: Prata
Perfume: Rosa
Dia da Sorte: Segunda-feira
Pedra: Esmeralda
Cores: Branco e Prateado
SIMBOLOGIA - Por representar o ir e vir e estar relacionada à Lua, pela sua forma arredondada, as pessoas regidas por esse signo tem urna forte ligação com as mulheres e gestantes em geral. A emoção é a palavra que traduz seu jeito. A Roda move sua vida na alegria e na tristeza. É dócil e tranqüila, mas, quando se irrita, sai de baixo. É um pouco insegura e tem certa tendência à nostalgia. Ama com intensidade e sente muito ciúme.
CIGANO PROTETOR - Esmeralda.


 
ESTRELA - (22/07 a 22/08)
Signo Zodiacal: Leão
Metal regente: Ouro

Perfume: Sândalo
Dia da Sorte: Domingo
Pedra: Rubi
Cores: Amarelo, Laranja e Dourado
SIMBOLOGIA - A estrela cigana possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está a cima e o que está a baixo. Representa sucesso e evolução interior. A pessoa que nasce sob esta influência é otimista e alto astral, nasceu para brilhar. Curte a vida intensamente e tem um talento especial para atrair as pessoas. Vive rodeada de amigos, mas tem mania de querer que tudo seja como você deseja. Conseguirá ótimas oportunidades como atriz, dançarina, modelo, cantora, etc.
CIGANO PROTETOR - Yordana dos Ventos.




SINO - (23/08 a 22/09)
Signo Zodiacal: Virgem
Metal regente: Níquel
Perfume: Gardênia
Dia da Sorte: Quarta-feira
Pedras: Ágata e Turmalina
Cores: Azul marinho e Verde
SIMBOLOGIA - Exatidão e perfeição. Nos séculos passados, era usado como relógio, e os ciganos o associaram à pontualidade, à disciplina e à firmeza. A pessoa sob esta influência é bastante organizada, ambiciosa, que supera sempre suas próprias expectativas. Acha que a vida é para ser aproveitada nos mínimos detalhes, porém, com consciência e sem exageros. Muito inteligente, analisa e critica tudo o que está ao seu redor. Se sai bem trabalhando com administração.
CIGANO PROTETOR - Letícia Del Ouro.

 
MOEDA - (23/09 a 22/10)
Signo Zodiacal: Libra
Metal regente: Cobre
Perfume: Alfazema
Pedra: Diamante rosa
Dia da Sorte: Sexta-feira
Cores: Rosa e Azul
SIMBOLOGIA - A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à riqueza material e espiritual, que é representada pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa, o espiritual. A pessoa sob esta influência é sensível, charmosa, vive de amores e sentimentos. Tem que estar apaixonada sempre. As atenções se voltam para você facilmente. Tem talentos artísticos e decorativos. Adora ajudar as pessoas e vive para isso. Razão pela qual está sempre cercada de amigos e companheiros.
CIGANO PROTETOR - Rugero Malvasquez.


ADAGA - (23/10 a 21/11)
Signo Zodiacal: Escorpião
Metal regente: Ferro
Perfume: Almíscar
Pedras: Opala e Topázio
Dia de Sorte: Terça-feira
Cores: Púrpura e Marrom
SIMBOLOGIA - A adaga é entregue ao cigano quando ele sai da adolescência e ingressa na vida adulta. Por isso, é associada também à morte, ou seja, às mudanças necessárias que a vida nos oferece para crescermos. A pessoa sob esta influência tem um temperamento forte e enigmático, se torna irresistível e respeitada. Possui uma mente analítica, percebendo tudo o que está ao seu redor. Sempre procura se aprofundar no que está à sua volta, seja no amor ou no trabalho. Ama de maneira sensual e arrebatadora.
CIGANO PROTETOR - Urdela.

 
MACHADO - (22/11 a 21/12)
Signo Zodiacal: Sagitário
Metal regente: Estanho
Perfume: Jasmim
Pedras: Safira e Turquesa
Dia de Sorte: Quinta-feira
Cores: Púrpura e Violeta
SIMBOLOGIA - O machado é o destruidor de bloqueios e barreiras. Ele
simboliza a liberdade, pois rompe com todas os obstáculos que a natureza impõem. A pessoa sob esta influência tem a liberdade como a palavra que mais gosta de falar e curtir. Aventureira, jamais permanece parada em um só lugar. É como o vento, que tudo toca, em tudo está, mas em nada fica. Otimista, até as dores para você são sinais de alegria. Apaixona-se e se desapaixona facilmente. Se dá bem com trabalhos sem rotinas em que possa aprender sempre.
CIGANO PROTETOR - Zoraya de Louvraria.




FERRADURA - (22/12 a 20/01)
Signo Zodiacal: Capricórnio
Metal regente: Chumbo
Perfume: Cítrico
Pedras: Ônix e Quartzo
Dia de Sorte: Sábado
Cores: Preto, Cinza e Verde-escuro
SIMBOLOGIA - A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta o azar. A pessoa sob esta influência tem seu bom senso, às vezes se torna séria demais. Tem, então, que se soltar um pouco mais. Raramente, confia em alguém. Busca amores estáveis e concretos. Pretende casar e ter filhos. É completamente familiar, ama os poucos amigos e se dedica à profissão.
CIGANO PROTETOR - Rochele da Bréscia.


 
TAÇA - (21/01 a 19/02)
Signo Zodiacal: Aquário
Metal regente: Alumínio
Perfume: Canela
Pedra: Água marinha
Dia de Sorte: Sábado
Cores: Laranja e Marrom claro
SIMBOLOGIA - União e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e
adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão. A pessoa sob esta influência sente uma grande preocupação com os assuntos à sua volta. Inteligente, humana, inquieta, tem vários amigos sinceros. Original, está sempre inovando. Vive atrás da felicidade. No amor, aprecia a sinceridade e a fidelidade.
CIGANO PROTETOR - Cigana da Praia Yajuri.


 
CAPELA - (20/02 a 20/03)
Signo Zodiacal: Peixes
Metal regente: Platina
Perfume: Glicínia
Pedra: Ametista
Dia de Sorte: Quinta-feira
Cores: Violeta e Azul
SIMBOLOGIA - Representa o grande Deus. É sinal de religiosidade e fé. É o local em que todos entram em contato com seu Deus interno e desperta a força e o amor. A pessoa sob esta influência é emotiva, sensível, leal, justa, espiritualizada e sonhadora, é o próprio amor encamado. Tem muita força espiritual e dons para a clarividência. Ama cegamente e, às vezes, se desilude. É romântica e carinhosa. Quanto ao trabalho, gosta de tudo o que se relaciona a ajudar ao próximo.
CIGANO PROTETOR - Tiziano Vesquilaz e Zandra Vesquilaz.

A Serpente e o Vagalume

Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vagalume. 
O vagalume fugiu rápido, com medo da feroz predadora, 
e a serpente nem pensava em desistir. 

Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada... No terceiro dia, já sem forças, o vagalume parou e disse a cobra:
- Posso lhe fazer uma pergunta?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, 
mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar...
- Pertenço a tua cadeia alimentar?
A serpente disse: - Não!
- Eu te fiz algum mal?
A serpente disse: - Não
- Então, por que você quer acabar comigo?
A serpente disse:- Porque não suporto ver você brilhar...