"O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é bom, todo o teu corpo se encherá de luz. Mas se ele é mau, todo o teu corpo se encherá de escuridão. Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a escuridão em ti." (Mestre Jesus Cristo).

sábado, 19 de janeiro de 2019

Guardião Rei das Sete Liras


É com muito prazer que vou falar sobre este guia maravilhoso, há muito tempo queria escrever sobre ele.
Exu Rei das Sete Liras é um Exu poderosíssimo que tem sob seu comando uma legião de exus, ele é o chefe do Reino da Lira, e está diretamente ligado aos ganhos materiais, mas sua atuação vai muito além disso.
Exu Sete Liras ou Exu Rei das Sete Liras, é muito hábil em tudo que faz, sua área de atuação é muito vasta, ele pode trabalhar com cura, onde gosta de ser chamado de Doutor Sete Liras, ele atua no desmanche de magia, pode executar trabalhos para vingança, atua em ganhos materiais, emprego, amor, família, enfim, não existe uma área onde ele não possa atuar.

Exu Rei das Setes Liras tem o dom de despertar talentos artísticos, além de dar muito prestigio e carisma aos seus filhos. Padrinho de muitos políticos e celebridades, ele carrega em si essa energia de atração, imantando seus filhos e os conduzindo ao sucesso.
Por ser muito versátil ele pode receber suas oferendas em vários lugares, sendo o principal nas encruzilhadas, mas dependendo do pedido a ser feito pode ser realizado em algum local especifico, determinado pelo guia.

Ele é um Exu muito simpático, gosta de falar, e contar boas histórias, mas quando em trabalho ele desfaz magia cantando, quando em atendimentos para saúde ou curas costuma ser mais sério, mas pode fazer o consulente dar boas risadas, pois assim ele vai trabalhando com seu axé, descarregando as energias negativas, tudo vai depender da situação e também do médium que o incorpora, muito dinâmico ele pode atender várias pessoas ao mesmo tempo, com suas falanges o auxiliando no astral.
Este Exu não é muito comum em terreiros pois ele gosta de atuar em lugares mais sérios e onde se pratica alta magia, dispensa curiosos, é direto no falar, mas com sua energia fala todas as verdades que precisa em brincadeiras e nas histórias que conta, e a pessoa ainda dá risada.

Sua falange em geral atua para obtenção de bens materiais, sob sua tutela encontram-se grandes guias com grande poder de imantação, entre eles podemos citar Exu do Ouro, Exu Chama Dinheiro, Exu Cigano, entre outros.
Existe uma confusão quanto ao senhor Exu Rei das Sete Liras, pois muitos o confundem com Lúcifer o anjo caído ou até mesmo com Exu Lúcifer, sendo isso tudo um grande mal entendido.
O Lúcifer da bíblia, é o anjo caído que se virou contra o Criador e em nada se assemelha ao senhor Exu Rei das Setes Liras, e Exu Lúcifer é um guia que atua na Quimbanda e na linha de esquerda da Umbanda e trabalha sob as ordens de Exu Marabô. 

Existem também histórias na internet contando sobre sua origem, sobre artistas que desencarnaram e entraram para esta falange, mas acho importante falar que cada guia possui uma história diferente, nem todo Exu Rei das Sete Liras tem a mesma história, pois são vários guias que compõe esta linha, não apenas um e cabe ao guia de cada um contar ou não sobre sua vida ou suas encarnações.
Exu Sete Liras atua em seus médiuns sempre estimulando a evolução, além dos dons espirituais e artísticos ele energiza seu médium o intuindo para que ele consiga alcançar seus objetivos.

Grande pai, muito protetor, não deixa seus filhos desamparados, os protege até mesmo quando estão errados, aí ele vai chamar a atenção deles.
Ele intui seus médiuns a trabalharem mais com ele que com outros guias, mas somente quando a sintonia com o médium é perfeita.
Em seu assentamento pode conter além da imagem, instrumentos musicais ou utensílio que induzam a arte, como pinturas, pincéis, etc.
Apresenta-se como um verdadeiro lorde, usa capa e cartola, as vezes usa coroa, sempre sorridente, suas cores são o preto e o vermelho, vibra para o orixá Exu e também para Oxalá.

Bebe whisky ou cachaça, fuma charuto ou cigarro, aprecia farofas, sua flor é o cravo vermelho, suas ervas podem ser o cravo, dinheiro em penca, levante e abre caminho.
Suas guias e velas são nas cores vermelho e preto.
Não possui um dia da semana específico nem fase da lua, atua a qualquer dia ou hora, e faz seus trabalhos independente da fase da lua.


Faz parte da trindade da quimbanda, junto a Exu Mor e Exu Rei das Sete Encruzilhadas, ficando abaixo apenas de Maioral, trabalha junto com Exu Marabo e Exu Mangueira.
Seu ponto cantado mais famoso é uma forte evocação e pode ser ser utilizado como prece, tem o poder de dar fama e fortuna para aqueles que a ele recorrerem, mas isso só ocorrerá se a pessoa se dedicar, pois ele tem o poder mas não faz milagre, se a pessoa não se esforçar para receber o que foi pedido ele não se esforçará para atende-la.
Tem sempre uma palavra amiga e sábia, seus médiuns tem muita sorte em te-lo como guia, mas se o médium não fizer por merecer ele abandona o médium e não volta mais.


Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.