"O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é bom, todo o teu corpo se encherá de luz. Mas se ele é mau, todo o teu corpo se encherá de escuridão. Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a escuridão em ti." (Mestre Jesus Cristo).

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Os pretos-velhos da Umbanda.

Os pretos velhos da Umbanda. 

Os preto-velhos são espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. São considerados divindades purificadas. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".

O preto-velho, na Umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos migrantes nordestinos.

Os Pretos-velhos seriam as entidades mais conhecidas nacionalmente, mesmo por leigos que só ouviram falar destas religiões afro-brasileiras. 
É através do negro africano, dentro das senzalas brasileiras, que o culto aos Orixás ganha força. Mais tarde, esse culto iria ganhar identidade própria e, deixando-se influenciar pelas mais diversas Tradições, iria surgir com uma nova ritualística, onde a cultura do negro, do branco, do índio e do oriental se manifestariam na mais perfeita harmonia, sem que uma pudesse sobrepujar a outra, todas coexistindo de forma a oferecer mais um caminho para o despertar da humanidade.
🔸Dia da semana: segunda-feira

🔸Festejo: 13 de Maio

🔸Saudação: Adorei as Almas!, Salve as Almas Santas, Sagradas e Benditas! ou Saravá meus pretos velhos!

🔸Alguns nomes: Vó Maria Conga, Vó Maria Redonda, Vó Catarina, vó Rita, vó Joana, Pai Cipriano, Pai João, Pai Joaquim, pai Jorge.

🔸Oferenda: bolo de fubá, broa, mingau de milho, mingau de arroz, arroz doce, pão de milho, canjica e galinhada.

🔸Bebida: café preto, café com cachaça, caldo de cana, água, conhaque, cachaça, pinga.

🔸Cor: branco ou preto e branco.

🔸Fumo: cachimbo e cigarro de palha.

🔸Ervas:
Arruda, guiné, aroeira, alfazema, rosa branca, alecrim, manjericão.

🔸Simpatias:
- Para acabar com soluços do bebê: pegue um fiapo da manta da criança, molhe com sua saliva e coloque na testa do bebê.
- Para fortalecer os cabelos:  em noite de lua cheia, corte as pontas do cabelo e coloque no tronco de uma bananeira ou de uma árvore em fase de crescimento.
- Para acabar com brigas do casal: prenda 3 galhos de avenca com um alfinete na cortina do quarto.
- Para ter tranquilidade em casa: pendure atrás da porta uma chave de aço, presa por um prego de aço.
🔸Oração: 
Preto-velho, que já viveu neste mundo, humilhado e sem direitos, mais apesar de tanta ingratidão a ti dedicada, hoje retorna a está terra onde tu foi tão maltratando, para ensinar que sem amor nada somos, e tu vem com tanto amor e gratidão no coração, para trabalhar a favor d'aqueles que no passado a ti tudo negou.

Eu (dizer seu nome), venho a ti neste momento (preto-velho), pedir perdão se te causei algum mau, receba essa oferenda como pedido de perdão e receba meu amor e minha gratidão. 

Adorei as almas!! Salve os pretos-velhos da Umbanda!!

Se já estiver seu preto-velho troque a palavra pelo nome do seu guia.
Ex: Eu fulano, venho a ti neste momento pai Francisco etc...

Por Enne de Oxum


Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.