"O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é bom, todo o teu corpo se encherá de luz. Mas se ele é mau, todo o teu corpo se encherá de escuridão. Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a escuridão em ti." (Mestre Jesus Cristo).

sábado, 13 de junho de 2020

Orixá Exu

Orixá Exu

O primeiro a ser criado por Deus, está sempre ao seu lado, o Orixá da comunicação, aquele que leva as mensagens em forma de oração dos seres humanos aos céus, aos Orixás, a Deus.
Ele que devemos saudar por primeiro, pois é ele que permite que tudo se realiza. Por isso se diz que Umbanda sem Exu não existe.
Muitos associam o nome "Exu" aos guardiões da Umbanda, mais Exu é um Orixá, assim com Ogum, Oxum, etc... Exu é o nome do Orixá, a palavra Èsù(Exu) em yorubá significa "esfera". Exu é o orixá do movimento. É o fiscalizador do Àse (Axé), das coisas que são feitas e do comportamento humano.
Exu foi sincretizado baseado na Bíblia com o diabo cristão pelos colonizadores do Brasil, devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e à forma como é representado no culto africano. Por ser provocador, indecente, astucioso e sensual, é comumente confundido com a figura de Satanás, o que é um equívoco, de acordo com a construção teológica iorubá, posto que não está em oposição a Deus, muito menos é considerado uma personificação do mal.

Exu não é e nunca será a representação do mal, ele não é um ser maligno, muito pelo contrário, ele é disciplinador, aquele que fiscaliza as atitudes dos seres, não tem pé e nem rabo de bicho, tem uma energia, alegre, contagiante, vibrante, quando saímos de sua presença, levamos um pouco de sua energia, queremos sair para realizar as nossas coisas, queremos correr atrás do tempo que foi perdido e somos cheios com uma energia realizadora, pelo menos "eu", Enne de Oxum, sinto. Uma energia de vida.
Acredito que é chegada a hora de pararmos de associar Exu e os guardiões a demônios, ao diabo, a seres do mal ou de rabo e pé de bode. Nas religiões afro-brasileira, não existe essa denominação (demônios, diabo etc...), quem faz o mal para si e para os outros é o próprio ser humano.  
Na Umbanda o Orixá Exu é conhecido como o "orixá do lado de fora", como guardião da parte exterior templos, das casas. Também está intimamente ligado aos caminhos e, especialmente, às encruzilhadas. 
Exu tem a capacidade de ser o mais sutil e astuto de todos os orixás. Diz uma lenda que: "Exu é capaz de carregar o óleo que comprou no mercado numa simples peneira sem que este óleo se derrame". Ele é o único Orixá que faz: "O erro virar acerto e o acerto virar erro".
Exu é vida, é caminho, é disciplina, é luz, é amor.


🔱Dia da Semana: Segunda-feira

🔱Festejo: 13 de Junho

🔱Saudação: Laroiê Exu!!

🔱Elemento: Fogo e Terra

🔱Oferenda: Fumo, comidas, bebidas e velas.

🔱Bebida: Cachaça e Água.

🔱Comida: Carne vermelha mal passada no dendê, farofa com dendê, frango assado.
*Enfeitar com Cebola roxa.

🔱Bichos: cabritos e galinha d'angola.

🔱Cor: Vermelho e Preto

🔱Fumo: Charuto

🔱Ervas (algumas): Arruda, eucalipto, salgueiro, aroeira, casca de cebola e alho, pinhão roxo, mamona e dandá da costa.
*Banho ou defumação com as ervas ervas desse Orixá, serve para abrir e limpa os caminhos. 

🔱Sincretismo: Arcanjo Miguel, Santo Antônio, São Bartolomeu.

🔱Símbolo: Tridente e o Ogó (bastão de madeira com cabaças)

Por Enne de Oxum 💛
Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.